quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Novo marcador para ATL: CADM1 solúvel - Nakahata e colaboradores, 2020


  A ATL é uma leucemia grave causada pelo HTLV-1. Um estudo recente já havia demonstrado que a mólecula CADM1 é produzida em maior quantidade por células neoplásicas da ATL. Estas moléculas, ficam na superfície destas células, auxiliando na identificação das mesmas. 
  Neste novo estudo publicado na revista Haematologica, os autores demonstraram, pela primeira vez, que na ATL, as células não só produzem maior quantidade desta molécula, mas também são capazes de produzir uma forma solúvel (sCADM1) que é secretada no sangue do paciente. 
  Os pesquisadores desenvolveram um teste laboratorial que é capaz de quantificar esta molécula no plasma sanguíneo. Em seguida, eles mostraram que a quantidade de sCADM1 aumenta gradativamente no sangue durante a progressão da doença. Embora outros marcadores no sangue (como sIL-2Ra) também tenham aumentado durante a progressão da ATL, análises matemáticas mostraram que sCADM1 parece ser mais indicado como marcador específico da forma grave de ATL. 
  Os autores sugeriram que níveis elevados de sCADM1 no sangue podem ser um fator de risco para o desenvolvimento da forma agressiva da ATL. Além disso, eles acreditam que este novo marcador pode ser útil para monitorar a resposta a quimioterapia e também para identificar aqueles pacientes que irão ter uma recaída da ATL. 
  Pacientes com HAM/TSP apresentaram níveis normais de sCADM1 no sangue, indicando que este marcador também pode diferenciar pacientes com ATL dos pacientes com doenças inflamatórias associadas ao HTLV-1, como a HAM/TSP.


Para saber mais: "Clinical significance of soluble CADM1 as a novel marker for adult T-cell leukemia/lymphoma"
Nakahata S, et al. 
Publicado na revista: Haematologica 2020. PMID 32054656

Nenhum comentário:

Postar um comentário