As retroviroses humanas (HTLV e HIV) compartilham as mesmas formas de transmissão dos vírus da hepatite B e C e as co-infecções podem modificar a evolução das doenças associadas a estes vírus. Um estudo preliminar mostrou que 1,3% e 5,3% dos indivíduos infectados por HBV e por HCV encontravam-se co-infectados por HTLV-1/2 em São Paulo.
No estudo publicado recentemente pelo grupo da Dra. Adele Caterino de Araújo a infecção pelo HTLV-1/2 foi detectada em 1,9% dos indivíduos infectados por HBV e em 4% dos indivíduos infectados por HCV. Infecção pelo HIV foi observada em 9,2% e 14,5%, respectivamente. Houve uma forte associação entre HTLV e HIV, sexo masculino e maior idade em pacientes co-infectados por HBV/HTLV e HCV/HTLV.
Com este trabalho os autores confirmaram que o HTLV-1/2 pode estar presente em indivíduos com HBV e HCV em São Paulo e destacaram que estes pacientes co-infectados devem ter uma avaliação clínica e laboratorial detalhada.
Para saber mais: "Surveillance of human retroviruses in blood samples from patients with hepatitis B and C in São Paulo, Brazil"
Caterino-de-Araujo A, et al. 2020
Publicado na revista: Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. PMID 32049201
Nenhum comentário:
Postar um comentário