As opções terapêuticas para a ATL ainda são extremamente limitadas. Existe uma necessidade urgente do desenvolvimento de novas terapias e muitos pesquisadores estão dedicados a este objetivo.
Um grupo de pesquisadores do Japão avaliou o potencial do medicamento Artesunato (ART) para o tratamento da ATL. O Artesunato é um composto usado para o tratamento da malária que tem ação de toxicidade celular. Eles observaram que, em cultura celular, células infectadas pelo HTLV-1 eram sensíveis a ação do ART quando comparadas com células não infectadas. Eles ainda esclareceram alguns mecanismos celulares envolvidos com a ação do medicamento a nível celular. O mesmo grupo observou ainda que a administração de ART em modelo animal (roedores com ATL) causou redução do tumor.
Os autores afirmam que estes resultados podem embasar a avaliação da eficácia do ART em pacientes com ATL.
É importante lembrar que embora a necessidade de novos tratamentos seja evidente, existe um longo caminho para que potenciais terapias possam ser incorporadas na rotina clínica. Este percurso é importante para garantir que os tratamentos utilizados sejam ao mesmo tempo eficazes e seguros para os pacientes.
Para saber mais: "Evaluation of artesunate for the treatment of adult T-cell leukemia/lymphoma"
Ishikawa C, e colaboradores
Publicado na revista: Eur J Pharmacol 2020. PMID 31996318
Nenhum comentário:
Postar um comentário