O vírus linfotrópico de células T humano, também conhecido como HTLV, foi descoberto na década de 80. Este vírus infecta células do sistema imunológico, ou seja, aquelas células que tem como função defender o nosso corpo contra infecções. Existem dois tipos principais de HTLV, o HTLV-1 e o HTLV-2. O HTLV-2 raramente causa doença. Apesar da maioria dos pacientes com HTLV-1 também não apresentarem doença, este tipo viral pode causar alterações inflamatórias e/ou neoplásicas. As duas manifestações mais bem descritas do HTLV-1 são a mielopatia associada ao HTLV-1 / paraparesia espástica tropical (HAM/TSP) e a leucemia/linfoma de células T do adulto (ATL). A HAM/TSP e a ATL serão abordadas em um próximo post.
O HTLV-1/2 é transmitido principalmente pelo sexo desprotegido (sem uso de preservativo), pelo contato com sangue e/ou tecido infectado (sendo importante via de transmissão o compartilhamento de agulhas entre usuários de drogas injetáveis) e de mãe para filho (principalmente pelo aleitamento materno).
Uma vez ocorrendo a infecção, o indivíduo permanecerá infectado por toda a vida. Apesar dos esforços, ainda não existe cura nem vacina para esta infecção. Por isso, a prevenção da disseminação do HTLV-1/2 é essencial. Todos podem colaborar na prevenção divulgando informação adequada sobre o tema. Faça também a sua parte! Contamos com todos os esforços.
Para maiores informações: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist/infeccao-pelo-htlv
Nenhum comentário:
Postar um comentário